No dia 28/09/2016 estive em Mirassol-SP, município da região de São José do Rio Preto, para falar sobre a relação entre a Teoria Geral da Administração e a Gestão Pública. Este tema foi escolhido pelos próprios estudantes do curso de Administração de empresas da faculdade, frente a outros assuntos interessantíssimos como startups e gestão tecnológica. Isso demonstra como o tema da gestão pública tem aparecido em alguns espaços não tradicionais desta área.
A faculdade, inclusive, por meio de sua direção e coordenação constrói uma relação com a esfera pública local, justamente para debater os problemas políticos e, na medida do possível, colaborar com o conhecimento que possuem para o desenvolvimento da cidade. Estão de parabéns e que sirvam de exemplo para outras faculdades e universidades!
Na palestra, retomei um pouco as escolas da Administração e as relacionei com o conteúdo mais clássico da disciplina Administração Pública.
Tenho falado sobre a relação bastante evidente entre administração clássica e administração Varguista de 1930 a 1945, também da administração neoclássica como fundamento do decreto 200/1967. Por fim, a possibilidade de utilizar a Teoria Contingencial dentro da lógica de desacoplamento do Estado, técnica difundida pela Reforma do Estado.
Concluo que, mesmo que seja possível deixar a administração pública mais contingencial, falta gestor profissional, com formação profunda na área de administração.
E ganhei um licor de cana regional no final!