O que é gestão pública e administração pública
Resumo: Gestão pública é o termo que designa um campo de conhecimento (ou que integra um campo de conhecimento) e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, entre outras.
Atualização (26/10/2017): A primeira normativa brasileira a respeito do termo gestão pública em sua nuance de formação acadêmica é de autoria do Ministério da Educação, que definiu a área. Conforme a Resolução MEC 1/2014 (clique no link Resolução 1/2014 MEC para baixar), ficaram definidas como linhas de atuação do Administrador Público as seguintes áreas: Administração Pública, Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão Social de Políticas Públicas. Não se sabe até que ponto tal normativa atinge profissionais graduados com outras nomenclaturas, mas é certo que o campo profissional agora, fica regulamentado como “Área de Administração Pública”, que é fiscalizada pelo Conselho Regional e Federal de Administração (CRAs e CFA). Há um conflito entre os interesses dos CRAs e CFA em fiscalizar esses profissionais, enquanto surgem bacharelados e tecnólogos no país com as nomenclaturas citadas acima e o interesse das instituições educacionais, que atraem muitos alunos em função dos diferentes nomes. Além disso, há um movimento pela maior autonomia da área de gestão pública, que englobaria todas essas nomenclaturas, inclusive a “Administração Pública”, que muitos chamam de “Campo de Públicas”. No entanto, a primeira queda de braço parece ter sido ganha pelo CFA/CRAs, o que jogou todo mundo no campo da administração pública, conforme a referida resolução do MEC. A tentativa, na minha opinião, é que justamente o CFA/CRAs regulem os profissionais graduados em Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão Social de Políticas Públicas, além dos Administradores Públicos, que já são fiscalizados por esse conselho desde o inicio.
Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão publica” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados. Um exemplo são as Organizações não Governamentais (ONGs), que embora sejam juridicamente entidades privadas, muitas vezes objetivam o bem público ao cuidarem de animais, do meio ambiente, estimularem atividades artísticas.
Algumas diferenciações:
1. Diferença entre Administração, Administração Pública e Administração Empresarial.
Administração é uma ciência que estuda formas de organizar as coisas, como as organizações se comportam, os padrões das organizações. O setor público é composto por organizações, mas com alguns padrões diferentes das organizações do mercado (empresas). Por exemplo: contabilidade empresarial é absolutamente diferente da contabilidade pública, embora se utilizem de técnicas e práticas parecidas, mas do ponto de vista de aprendizado é necessário separá-las. Poderíamos dizer, numa comparação não-ortodoxa, que a contabilidade pública e a contabilidade empresarial são como a química e a física, se utilizam de matemática, se misturam as vezes, mas são bastante diferentes e amplas, justificando um estudo separado.
Por tanto, administração é a ciência, o estudo de organizações de forma genérica. Administração Pública é este estudo aplicado às organizações públicas e Administração Empresarial é esta ciência aplicada ao campo empresarial.
2. Administração Pública e Gestão Pública
O primeiro, no juridiquês, pode significar todo o corpo público (funcionários públicos+dinheiro público+patrimônio público). Já em administrês significa “organizar/estudar/estruturar as organizações públicas”. Do ponto de vista do ensino, a administração pública como curso é mais histórica, mais ligada à formação dos Estados modernos e como suas atividades do setor público se relacionam com a cultura e com a política.
Curta nossa página no Facebook: Pagina do Manoel GP.net no Face!
“Gestão Pública” é um termo mais recente, que indica utilização de práticas novas na administração do setor público, algumas importadas do setor privado, outras recuperadas dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas. Do ponto de vista do ensino, é mais vinculado à praticas de gestão, à funcionalidades e situação atual do Estado. Administração Pública como ciência engloba a Gestão Pública, neste sentido, inclusive formalmente é assim no Brasil, conforme a Resolução 1/2014 do MEC.
Percebemos duas coisas: 1º as pessoas que leem este artigo pesquisam por interesse em estudar gestão pública e 2º há um aumento do número de cursos de gestão pública em nosso país.
É uma excelente área, considerada recentemente pelos periódicos especializados como a profissão do futuro mais promissora. Administração Pública na faculdade é o conteúdo básico de administração (Marketing, Teoria Geral de Administração, Contabilidade, Estatística, Recursos Humanos, etc) mais os conteúdos digamos, de política (Teoria Geral do Estado, Filosofia Política, Psicologia Social, etc) além de uma formação bastante sólida em Economia e Direito.
Já os cursos de Gestão Pública normalmente tendem mais para o lado de políticas públicas, avaliações de desempenho e planejamento corporativo. Mas de uma forma geral, se confundem, pertencem à área de Públicas.
É importante verificar a grade curricular dos cursos e também procurar instituições reconhecidas.
3. Políticas pública x Administração Pública (adicionado em 15/01/2016)
Políticas públicas é uma subárea da ciência política, estudada desde o início do século passado. No entanto, só recentemente constituiu cursos de graduação e pós-graduação no Brasil.
É um conjunto de teorias que tentam explicar como se dá a construção e implementação de ações do Estado, para alterar ou manter uma determinada realidade. É um esforço para classificar, prever e melhorar processos políticos. Por exemplo: como se dá, no ãmbito do governo de sua prefeitura, o combate à dengue? Como o secretário convence o Prefeito de que é necessário mais dinheiro ou mais pessoal? Como as organizações da sociedade ajudam na tarefa de combate à dengue? As ações da prefeitura dão bons resultados?
Já administração pública é mais estrutural, pesquisa mais estruturas e conteúdos mais clássicos ligados à administração geral. Políticas públicas é mais voltada para processos e fluxos políticos no âmbito do Estado. Para saber mais leia O que é política pública?
Leia também: Onde e como estudar gestão pública?
A gestão pública, caso seja usada mais no lugar do compadrio político certamente melhora a qualidade dos projetos públicos inclusive as ferramentas de avaliação e controle.
E muito dificill
encontrar faculdade com esse curso..
onde posso encontrar… somete a USP faz?
Por favor, verifique http://gestaopublica.net/blog/onde-e-como-estudar-gestao-publica/
gestao publica tem na unioeste de Cascavel – Pr , é um tecnologo de 2 anos, teve vestibular começo deste ano, é ead.
Que legal! Conheço Cascavél! Excelente cidade! Espero que o curso seja muito bom!
Pra mim que quero ser concursada federal, gestão pública é uma boa opção?
Sim, os cursos de graduação/tecnólogos possuem boa base para futuros concursandos. Não que estes cursos superiores se pautem pelos concursos, mas no longo prazo os concursos é que se pautam por esses cursos de graduação. Lembre-se que gestão pública é um campo, há muitas nomenclaturas para os diversos tipos de formação dentro deste campo.
Eu estou com duas opões de faculdade pra fazer esse ano,engenharia elétrica ou gestão publica,e mesmo sabendo que o Brasil tem uma necessidade de novos engenheiros temo pq infelizmente pro sistema negros ainda tem tem pouco espaço pra altos cargos e salario,ja na gestaão publico vejo minha oportunidade de entrar na policia federal ou outro orgão federal que que encaixe bem a area de gestão e me de um salario ate melhor que sendo engeheiro,o que acha dessa minha duvida?
Jessé, o nome não é “sistema negros”, é sistema de cotas. Não tenha medo do sistema de cotas (nome correto), trata-se de uma política pública de correção de problemas históricos brasileiros. Caso faça gestão pública, poderá entender como funciona o sistema de cotas e porque ele existe, além de poder criar outras soluções do tipo. É possível prestar concursos públicos para esses órgãos sendo engenheiro também. Se preocupe mais com a área em geral, pois engenharia é exatas, gestão pública humanas. Abraço!
Faço o curso de gestão Publica, gosto dessa aréa e me vejo trabalhando na área Publica, estou no 1 bimestre do 2ºsemestre mas qual é a melhor aréa para me especializar Politicas Publicas ou ADM. Publica?
Oi Rosana! A melhor área é a que vc quiser se dedicar. Um conselho: se eu fosse vc, montaria um grupo com seus amigos e amigas mais próximos e agendaria para conversar com cada secretário de seu município, ou de algum município próximo. Agende e vá conversar com o secretário de saúde, num outro dia vá conversar com o secretário de finanças, no outro dia com o sec. de educação e assistência, no mínimo fale com estes. Pegue alguns processos na mão, peça para eles explicarem. Não dependa de seus professores. Vá lá, se não te atenderem, fale com os assessores diretos. Pegue para ler um processo de compra, veja como é um despacho. PLigue e agende antes, pergunte quais são as maiores dificuldades desses secretários. Depois disso vc terá uma noção de quem vc vai querer ajudar, em que área vc se sairia melhor. Eu adoro a saúde, é onde está os mais difíceis problemas para se resolver na adm pública. Mas trabalho na finanças, onde está o que faz as coisas acontecerem: o orçamento. Então vá lá, pergunte, peça para ir um dia ajudar alguém. Vá num posto de saúde ajudar na recepção, ver como é a agenda e a fila. Vai pra cima da administração pública… garanto que estão todos esperando alguém para ajudar e gostam de gente curiosa, embora todos esses secretários tenham pouco tempo. Então monte um grupo, agende e vá lá! Se vc estiver no estado de São Paulo posso ajudar na maioria dos municípios pra agendar isso. Boa sorte!
Bom dia
Há 4 anos trabalho na prefeitura de um município da Grande SP e somente de um ano pra cá é que passei a demonstrar maior interesse no que tange as esferas da administração pública.
Realizo funções dentro do departamento de contabilidade, porém sempre tive interesse em aprender mais, como buscar por conta a lei 8666/93 e seus adendos posteriores.
Diante desses fatos, seria mais vantajosa a graduação de caráter tecnológico ou o bacharelado?
Outra dúvida: caso após o término da graduação, surja interesse em acrescer graduação em Direito, é possível enfatizar a gestão pública?
Olá Helder! O bacharelado, em tese, dá uma visão mais abrangente, já o tecnológico tem base teórica mas é mais voltado para a prática que o bacharelado. No entanto, isso é “em tese”, pq há muitas variações na área. Sugiro que pesquise todos os cursos da área em sua região, inclusive pós graduações, e compare o histórico das instituições, o tempo dos cursos, pois a maturidade dos cursos é talvez mais importante que a classificação do curso. Em outras palavras, um tecnológico mais antigo e estabilizado pode ser melhor que uma graduação numa instituição ruim, e vice versa. Boa sorte!
ola para todos me chamo Adriano tenho 37 anos estou caminhando pra os 3.8 ,tenho meu ensino medio completo decorrente de minhas obrigação tenho uma parte da minha vida trabalhando no setor industrial( mecanica) mais meu trabalho me manten muito ausente de minha familia ,entao estava interessado de fazer uma faculdade a EAD relacionada a gestão publica tenho conhecimento e algumas coisas relacionada a servicos publicos.
Estude Adriano! Estude, não pode ficar parado.
Boa sorte!
Fiz o curso de gestão publica mais confesso que não me familiarizei trabalhando na area!
Calma, a gestão pública tem centenas de áreas, subáreas, tipos de atividades. Se persistir encontrará algo a que se adapte!
Boa sorte!
Olá Manoel, bom dia
Gostaria que alguém pudesse me explicar porque existe uma diferença gritante entre o valor liquidado e o valor pago, sendo que para mim, um simples leigo nesse assunto, me parece deveria ser a mesma quantia.
Fábio, a liquidação é uma fase do processo da despesa. Você faz uma licitação para comprar pão, empenha R$ 120.000,00 em janeiro, mas a despesa será de R$ 10.000 por mês. Então em janeiro a padaria entrega R$ 10.000,00 em pães, contabilmente vc faz a liquidação e inicia o processo de pagamento, emitindo a nota de pagamento (depende do sistema). Em fevereiro acontece o mesmo, vc recebe mais R$ 10.000,00 em pães e faz a liquidação, mas por coincidência em fevereiro vc emite o cheque para pagamento dos pães de janeiro. Então em fevereiro a posição é a seguinte: R$ 120.000,00 empenhados, R$ 20.000,00 liquidados (jan e fev) e R$ 10.000,00 pago. Essas diferenças tendem a aumentar durante o exercício, principalmente em administrações menores, municípios pequenos, porque a arrecadação cai bastante no segundo semestre. Não deveria acontecer, mas a realidade é essa.
Espero ter ajudado.
Olá gostaria de saber a contextualização história entre o Estado e a Sociedade Civil do modo primitivo até a gestão pública de hoje. Por email por favor.
Olá, gostaria de saber a Contextualização histórica entre a relação do Estado com a Sociedade do modo primitivo até chegar o modo atual de gestao pública. Por email.
Olá Jorleide, um pouco amplo o seu objeto. Não envio artigos por email, apenas o que está no blog. Boa sorte!
Sou Motorista da área da saúde no meu município, me candidatei a vereador e fiquei na primeira suplência. Quero voltar a estudar e estou com duvidas em escolher o curso. Gestão publica seria uma boa área pra mim?
Parabéns Lindemberg! É claro que é. Estude a parte de finanças e processo legislativo, como vereador sua principal função seria fiscalizar o poder público, e é impossível fazer isso sem entender do dinheiro. Há muitos cursos à distância! Faça um bom mandato!
Ola Manoel…
To fazendo Gestão Pública, não gostei muito de estudar Sociologia, mas faz parte.
Terminando o Curso quero fazer MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades.
O que Você acha da idéia?
Ola Manoel, boa tarde…
Eu to fazendo Gestão Pública, não gostei muito da Sociologia, mas faz parte.
Terminando o Curso quero fazer MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades.
O que você acha?
Que bom Sergio, parabéns. Depende muito, seria legal você trabalhar um pouco na área pública (se não trabalha ainda) para decidir. Gerência de cidades é uma coisa absolutamente ampla… Às vezes você entra numa área de assistência social e decide se especializar nela, às vezes na finanças, às vezes no planejamento… Boa sorte!
Gostaria de uma informação. Sou formada em Geografia (licenciatura), Atualmente estudo para concursos e desejo fazer uma pós graduação estou em duvida se faço gestão pública ou gestão em educação(não desejo lecionar).
Oi Nivea, a verdade é que existem muitas pós graduações com o mesmo nome e que são, no fundo, completamente diferentes. Eu priorizaria a instituição e a tradição da pós graduação. Veja que você poderia fazer uma pós graduação num instituto de física quântica e ser orientada na área de ensino de tecnologia/ciência, que poderia ser mais proveitoso do que uma pós em gestão pública sem um orientador decente. Então é uma questão difícil de responder. Mas eu, pessoalmeente, preferiria analisar o histórico do curso de pós graduação, a credibilidade da instituição que oferece e a qualidade do corpo docente, ao invés de olhar o nome do curso. Boa sorte!
Bom dia, por favor me responda com um pouco de urgência preciso decidir um curso.
qual área eu posso atuar com essa gestão publica? eu posso trabalhar onde? qual salario ? preciso fazer por graduação para trabalhar nessa área??? muito obrigada!!!!
Oi Natalia, nessa entrevista eu explico tudo isso. http://gestaopublica.net/blog/entrevista-a-agencia-radioweb/
Espero que ajude.
Gestão publica e gestão de RH se encontram como profissão ou são totalmente diferentes?
Gestão de RH se desprendeu da área de administração geral. A gestão de RH está inclusa na área de gestão pública, mas principalmente na de administração. Mas certamente é mais fácil um administrador público se especializar em RH do que um gestor de RH se especializar em finanças públicas… em outras palavras, o administrador público é mais versátil e tem mais facilidade para transitar entre as áreas. Mas isso é em TESE, dependerá do profissional.
ola! Tenho 23 anos! terminei o ens. medio ha cinco anos e ainda nao fiz nenhuma faculdade. Um amigo me falo dessa area pra concursos. mas estou com medo. Essa area serve so pra concursos ou nao?! e nao sei ao certo como entra no mercado de trabalho estou no exercito desde os 18, e nao fiz nenhuma qualificaçao ainda e estou com medo de comecar essa area!
me ajume por favor!
Sim, são muito bons para concursos. Evidentemente, um curso de nível superior, principalmente o bacharelado, focará em questões mais acadêmicas e menos técnicas, e são as técnicas que caem em concursos. Por exemplo: no curso superior você estuda os autores que falam sobre o Direito Constitucional, mas nos concursos cai a própria constituição, a jurisprudência, etc… Então, se vc for cursar a área com foco em concursos de alto nível, comece a estudar para os concursos de forma paralela à graduação. Outra dica é escolher a titulação. No meu caso, sou bacharel em administração com ênfase em administração pública… isso me permite prestar concursos para cargos de administrador e de gestor público. Dois exemplos que estão abertos hoje: a Artesp está com concurso aberto para gestor público e o Hemocentro e a Terracap estão com concursos abertos para administrador. Eu poderia prestar todos. Já um diploma específico de gestão pública ou de gestão social, por exemplo, não permitiria ao graduado prestar os concursos do Hemocentro e da Terracap. Então verifique antes a titulação que vc quer. Boa sorte e conte comigo!
Olá, gostaria de me informar sobre a disponibilidade de trabalho na área de gestão pública, de um modo real. Esta trata-se de um ramo onde conseguirei arrumar um emprego, mesmo que pouco inferior, de uma forma rápida? Pois estou com bastante dúvida se faço um curso tradicional ou me arrisco em um tecnólogo.
Oi Jessica! Depende muito da região. Nos últimos anos tem melhorado muito a contratação por comissão (sem concurso) de gestores por parte de municípios e estados, mas isso é muito raro ainda. Agora, com um pouquinho de esforço voc? conseguiria passar num concurso para auxiliar administrativo num município por exemplo (há bastantes vagas)… os salários são de R$ 1000 a R$ 2000, mas isso depende da região… Na região Sul do Brasil, por exemplo, já existem programas de estágios em prefeituras específicos para estudantes de gestão pública, o valor dos estágios também é de R$ 1200 a R$ 3000,00. Mas é claro, tudo dependerá de você e sua dedicação. Boa sorte.
Olá Manoel, estou em dúvida, qual a diferenca de gestao público para gestão comercial ?
Eu pretendo abrir uma loja,qual a melhor opção para mim ?
Olá Manoel, estou com uma duvida…
Qual a diferenca de gestao publico e gestao comercial? Quero abrir uma loja, qual a melhor opção para mim?
É água e vinho, Luana! Uma é para área privada, e a outra para área pública. Se você empreender na área privada, estude para a área privada, como gestão comercial ou administração de empresas. Gestão pública é para quem quer trabalhar em prefeituras, nos estados e na União (governo federal). Boa sorte!
bom dia quero fazer gestão pública , esse curso a distancia é reconhecido pelo MEC , não serei enganado , serei um profissional gabaritado a procurar um vaga de mercado e serei reconhecido .
Olá, estou ingressando em um curso de Gestão Pública, trabalho como servidor do Judiciário, onde ouço muito falar em Gestão etc. é uma boa área de trabalho, existe bons ventos?
Bons ventos? Sem dúvida! Ainda é tímida a contratação de gestores profissionais pela administração pública de forma direta, mas já está iniciando… existem diversos programas de trainees e estágios em governos estaduais e municipais, mas isso tem crescido a cada ano. Além dos estágios, há os concursos e também a possibilidade de trabalhar na área privada… mas essa última é um pouco mais complicada. Ainda, basta dizer que o cargo mais alto (na minha opinião) do governo federal é o cargo de gestor (inicial de R$ 20 mil, salvo engado) e um dos mais dinâmicos da administração pública mundial… mas tem que estudar muito! Abraço e boa sorte!
Olá amigo! sou estudante e gostei muito do seu artigo tirou todas minhas dúvidas sobre gestão pública. abraços
Obrigado!
Prezado Manoel Martins,boa noite!
Sou Bacharel em Humanidades e trabalho no setor público como funcionário terceirizado, contudo pretendo ser funcionário concursado da prefeitura ou federa. Pretendendo agregar conhecimento e estar preparado para as oportunidades surgiu a possibilidade de fazer uma pós-graduação em Gestão Pública, mas possuo algumas dúvidas:
A pós-graduação em Gestão me habilitará também a dar aulas em faculdades? Abaixo, ementa do curso e carga horária das matérias:
Formação docente para a diversidade
47
Múltiplas competências para os profissionais da educação
50
Legislação Educacional
49
Metodologia da pesquisa e do trabalho científico
46
Gestão de Políticas Públicas
34
Pensamento Político Brasileiro
47
Contabilidade Pública
39
Fundamentos da Ciência Política
41
Gestão para parcerias público-privadas
35
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
54
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
Essa ementa é respeitável ou é deficitária?
Oi Leandro, parabéns por se dedicar à área educacional. Gestor público se forma ao transitar entre a teoria e a prática, logo, estude e ponha a mão na massa! Bom, a grade é muito boa. Sobre dar aulas no nível superior, depende. Há pós lato sensu, que são as especializações, e as stricto sensu, que são os mestrados e doutorados. Muitas faculdades particulares recrutam pessoas apenas com especialização, outras com mestrado. No caso de universidades públicas, raramente recrutam alguém sem mestrado no mínimo, isso para dar aula em substituição. Como professor efetivo, concursado em universidade pública, só com doutorado. Não sei como funciona em outras regiões do país, parece-me que a exigência de doutorado caiu, mas mesmo assim é muito difícil passar nesses concursos sem o doutorado. Mas não se apegue a isso. Há cursos técnicos também para dar aula, que aceitam graduados apenas e que são muito mais acessíveis. Aqui em São Paulo temos o Centro Paula Souza (ETEC) que frequentemente recruta bachareis em todas as áreas para lecionar. Boa sorte!
Por favor, preciso de artigos, textos ou sites que falem sobre: Visão Sistêmica na Gestão Pública, e também sobre Abertura do Estado. Me ajudem por favor!!!
Tatiana, “visão sistêmica” pode designar uma visão mais aprofundada que derive da escola sistêmica (inputs, outputs, gestão por processos, etc) ou mais superficial, sobre processos que ocorrem em vários setores da administração pública. Mas para entender isso vc precisa pesquisar e estudar tanto a escola sistêmica de administração e um pouco da estruturação funcional da administração clássica (departamentalização funcional). Isso tem relação com a “abertura do Estado” no sentido matricial, pq a estrutura matricial faz com que processos passem por vários setores da administração pública. Em tese, foi essa a intenção do Bresser, quando fez a Reforma do Estado, iniciada em 1995. Nestes processos, que passam pelos setores da administração pública, foram inseridas também as organizações sociais, a sociedade, as empresas, de modo que o Estado “se abra” para criar e gerir políticas públicas em conjunto com a sociedade. Isso tem relação também com a teoria de governança, FHC, Bill Clinton e Tony Blair. Pesquise no Scielo e também na página do Bresser Pereira. Boa sorte!
Boa tarde! tenho 20 anos e meu objetivo é seguir na carreira policial. Minha ideia principal seria fazer um curso de direito, mas, por questões financeiras e pessoais, estou pensando em começar com um ensino superior de menor duração- mas que possa ser útil em meu âmbito profissional- pelo fato de muitos concursos em diversos estados estarem o exigindo (alem de ser util independentemente da carreira). Entretanto minha maior duvida seria se esse curso (GESTAO PUBLICA) poderá ser útil para o meu futuro profissional, pois o achei interessante. Desde ja obrigado e aguardo resposta
Gabriel, verifique antes se os editais de concursos permitem a formação que você deseja, seja um tecnólogo ou bacharelado. Se permitirem, creio que sim, ajudaria e muito. A visão legalista obtusa é certamente ultrapassada, limitada, atrapalha, e uma formação em gestão e políticas públicas seria bom acréscimo à qualquer polícia. Política pública de segurança pública vai muito além de policiamento, precisa conhecer ciência política, gestão de projeto, processos… etc etc. Essa visão certamente falta na maioria das corporações. Espero que seja bem sucedido na empreitada, boa sorte!
Olá !
Professor me tira uma dúvida, hoje trabalho em uma área totalmente inversa a administração e quero fazer esta migração. Por padrão ao ingressar em Técnico de Gestão Pública (EAD) eu consigo concorrer em quais áreas administrativas?, pois nos editais na maioria dos casos pede apenas “Nível Superior” e se é comum concorrer durante minha formação.
Obrigado.
Parabéns pelo blog muito bom mesmo.
Fala Joilson! Técnico em Gestão Pública seria, creio eu, um curso mais voltado para formação de profissionais de nível administrativo/auxiliar, não ainda de gestor. O gestor cuida da turma toda, o técnico faz o trabalho. Sempre escrevo aqui que depende muito de sua região, pois vai depender de empregabilidade, de concursos… Então, se quer mudar profissionalmente, sugiro que vá aos poucos de forma consistente e planejada. Vá conhecer antes, vá conversar com funcionários públicos. Talvez você chegue a conclusão de que hoje você já está melhor, ou não, poderá confirmar a vontade de mudança. Agora, a forma, a metodologia da mudança certamente vc descobrirá. Pesquise boas instituições para estudar!
Boa sorte!
Boa noite
Boa noite eu me chamo josenilton estou cursando gestão pública gostaria de saber po minha cidade e outras cidades vizinhas tem muito perceguicoes política e apesar de fazer e trabalhar na área pública assim também como privada já trabalhei qual seria a melhor área pra me especializar por favor e desde já eu agradeço
A melhor área será a que você não será um preguiçoso haahahahahah! Josenilton, conheço muitos políticos que trabalham muito e muito! E pela minha experiência, quanto mais eles trabalham mais a mídia fala mal deles, já que eles enfrentam muitos interesses. Já os po?iticos que não trabalham tanto pelo povo são bem tratados pela mídia, já que eles realmente não enfrentam ninguém. Então vá conversar com eles, vá conhecer. Envolva-se na política. Se gostar e se sentir atraído, estude ela, se não, vá para outra área! Boa sorte!
Olá! . Sou bacharel em contabilidade e recentemente fui contratada para trabalhar no setor de Contabilidade de uma prefeitura.Não fiz nenhum curso complementar e acho necessário complementar meus estudos com uma pós-graduação Qual seria o curso ideal: Auditoria e Controller ou Gestão Pública? Gostaria de saber qual a diferença entres os cursos de pós-graduação “Gestão Pública” e “Gestão Pública Municipal”
Oi Symone, não creio que haja diferença significativa, pois esses nomes são colocados nesses cursos por pessoas que muitas vezes nem sabem o que significam. Acho que para você, de inicio, seria legal estudar uma apostila de altíssimo nível sobre Administração Financeira e Orçamentária, depois uma sobre Contabilidade Pública. Há excelentes sites, desses de concursos mesmo, que se você comprar essas apostilas já atualizará você. Um curso de gestão será excessivamente amplo neste momento seu, depois de entender AFO e CP, aí vc decide se quer amplicar. Beleza? Boa sorte!
Olá estou pensando em cursa gestão publica mais estou com muitas dúvidas .principalmente se vai ser fácil de conseguir uma vaga ou não e se é uma boa área para o trabalho?
Janete, sempre explico aqui a questão da região. Quanto mais populosa e com mais órgãos públicos, mais fácil trabalhar na área. Se quiser pôr o pé na estrada, melhor ainda! Mas pense sempre em concursos como forma de entrada, é um desafio!
Boa sorte!
ola bom dia eu sou jarrinaldo maciel, e estou fazendo o curso tecnólogo em gestão publica, e estou gostando muito e me escreve porque achei interessante, e preciso de mais informações e junto com você quero aprender muito mais.
Parabéns pela explanação, Manoel. Saberia dizer qual a principal diferença entre “Gestão de cidades e políticas públicas” x “Gestão pública”? Pesquisei na Internet mas não cheguei a um consenso. São dois cursos de pós-graduação que despertaram meu interesse. Sou servidor público municipal e recém formado em Ciências Contábeis. Pelo que andei lendo seria um bom up na área, correto? Desde já muito obrigado!
Fala Max! Fico contente que esteja interessado em se aprofundar! Sem dúvida, será um up danado! Se vc estiver na área de finanças aí no município, será muito ampliador para você, pq provavelmente passa tudo por aí, mas você não sabe exatamente como é a “ponta” do serviço, só a papelada. Tanto a gestão pública quanto a “gestão de cidades” são visões menos históricas da administração pública, são mais focadas no que existe de “mais moderno” na área, em especial a aplicação de técnicas da administração privada. Já políticas públicas é um campo mais ligado à ciência política, que tenta explicar o que ocorre dentro do estado utilizando conceitos da política, mas um pouco mais aplicados na área técnica. Há muito marketing nisso, faculdades sem corpo docente com tradição nessa área utilizam esses termos de forma indiscriminada. Tome cuidado. Pesquise uma boa instituição para estudar, o nome, em si, pode não significar muito, porque quem dá o nome no curso geralmente é uma mistureba entre professores e marketeiros, principalmente se for uma faculdade privada.
Grande abraço!
Boa Noite! Sou Assistente Social e pretendo me ingressar agora em uma pós graduação em Gestão Publica , gosto muitíssimo da área da saúde, como poderei ter um maior contato nessa área será direto com a Secretaria de saúde do município onde resido ?
Oi Joana! A área da saúde é uma grande paixão minha viu! É a área mais tensa e difícil do setor público, porque tudo é rápido, falta dinheiro e precisa de gente esperta! Fico feliz que queira estudar a saúde. Bom, sempre sugiro aqui que ao ingressar no curso, ou até antes disso, marque uma conversa com o secretário/secretária de saúde. Se vc estiver num município pequeno, isso será fácil. Na secretaria de saúde sempre tem algumas pessoas que lidam com compras, outros com a parte médica, e outros com a parte logística. É legal vc descobrir quem são essas pessoas e ir lá conversar, pergunte o seguinte: que problema vc está resolvendo hoje? O que é comum aqui? Isso é EXTREMAMENTE LEGAL, pq as pessoas gostam de falar do trabalho, e explique que vc quer conhecer a área antes de ingressar numa pós graduação. Mesmo que vc já conheça, que tenha contato, faça uma visita para essa turma, eles vão gostar de te explicar os problemas. Aí você vai ter uma ideia de onde vai pisar! Boa sorte!
Bom dia! Trabalho na área da saúde sou formada em assistente social ,ainda não trabalho na área , estou na dúvida se faço saúde pública ou gestão pública me ajude por favor.
Oi Maria! Saúde pública certamente será mais específico, evidentemente. Eu acho que deve priorizar a melhor instituição para estudar e que tenha professores com experiência na área pública, em especial no executivo. Veja: estudar saúde pública com professores que trabalham efetivamente no SUS ensinará a você mais de contabilidade pública (que não tem muito a ver…) do que estudar especificamente contabilidade pública com um professor que não entenda de contabilidade pública, mas apenas na contabilidade empresarial, e que não tenha experiência no setor público… ficou esquisito né? É assim: quanto mais esperiência os professores tiverem no setor público, melhor vão formar você, independente de especificamente na saúde ou de forma genérica na gestão. Então essa é uma boa forma de questionar as instituições em que vc pretende estudar!Boa sorte!
ola tenho 21 anos e pretendo engressar em gestao publica mais para fazer concursos federal, mas algumas pessoas disseram q esse curso e mais pra quem quer ser bombeiro, policial. vc acha uma boa ideia fazer esse curso? desde ja agradeço sua atenção!
Oi Kathiellly, depende muito da grade curricular do curso. Certamente ajudará no concurso, porque você aprenderá algo sobre finanças públicas, licitações, etc, que são conteúdos exigidos em qualquer concurso. Mas como sempre digo, cuidado com a instituição!
Ola, estou me formando em tecnólogo em gestão pública, é desejo a área da docência, só posso ser professor da mesma graduação que a minha?
Boa pergunta Harlley! Não necessariamente, a área de gestão pública está no campo de administração pública pela Resolução 1 de 13/01 de 2014 do Ministério da Educação. Como é algo relativamente recente, não sei como estão os editais, mas certamente qualquer concurso na área de administração (inclusive administração de empresas) pode ser questionado juridicamente para que você possa participar, já que, conforme o MEC, provavelmente todos serão regulados pelo Conselho de Administração… além disso, os conhecimentos de base são iguais e regulados por essa portaria do MEC, então não haveria porque discriminar um graduado em gestão pública ou de políticas públicas sendo que a base de formação é a mesma que a da administração geral. Acredito que essa área passará por modificação nos próximos anos, principalmente porcausa do sucesso dos profissionais da área de gestão pública na melhoria de serviços públicos… então haverá mudanças no sentido de regulamentar. Acompanhe o blog do campo de públicas e a página deles no facebook, pode aparecer algo de seu interesse.
Portaria do MEC http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=14957&Itemid=
Blog do Campo de Públicas https://campodepublicas.wordpress.com/
Sou servidor público e quero saber Qual a vantagem de fazer fazer um curso de gestão pública
Demétrio, em geral esses cursos ampliam a visão de quem já é servidor público. Se você já tiver nível superior, é legal fazer uma pós de gestão pública. Boa sorte!
olá Manoel curso gestão pública e já trabalho em um órgão público do municipio que moro é um bom caminho pra mim?
Fabiana, acredito que sim. Em geral esses cursos ampliam a visão de quem já está na área pública, elimina um pouco da alienação departamental. Vá assistir umas aulas testes, se gostar, faça! Boa sorte!
Trabalho em uma Empresa grande de MDF e HDF, consigo usar a Gestão Publica nessa empresa?
Laura, é uma excelente pergunta. Administração de empresas ensina coisas para Administração Pública, mas o contrário também acontece. Uma das áreas que o setor público é mais eficiente que as empresas em geral é na área de compras e controle interno. Muitas práticas são copiadas pelas empresas a partir da experiência de pessoas da área de licitação e auditoria pública. É um bom caminho! Inclusive, você pode aprender a vender os produtos de sua empresa para o setor público, através de pregões eletrônicos, por exemplo. Profissionais que sabem montar uma interface da empresa com o setor público também são muito demandados no mercado e ganham muitíssimo bem, por sinal. Boa sorte!
Olá,
Tenho 17 anos, prestes a fazer 18, me interessei bastante pelo curso, assuntos bastante interessantes, com algumas pesquisas mais afundo, me deparei que uma grande maioria das pessoas formadas em gestão pública, são pessoas bem mais velhas. A minha dúvida é, se deve iniciar o curso agora, ou aguardar um pouco mais.
Oi Flávia! Bom, não tenho dados sobre a idade média dos estudantes, mas acho que varia bastante. Faça o que gosta. Vá conhecer o curso, faça umas aulas antes, converse com quem trabalha na área. Boa sorte!
Ola bom dia! Sou servidora pública municipal efetiva há 15 anos. Durante 13 anos trabalhei na secretaria de saúde, no setor de regulação. Saí da saúde e hoje estou em outro setor, Patrimônio. Fiz minha matrícula na faculdade para o curso de gestão pública, porém, confesso que não sou muito fã de matemática e cálculos. Gostaria de saber se este curso de gestão pública envolve muito a área de exatas. Obrigada.
Oi Junia! Geralmente não, mas ensina-se menos matemática do que é necessário. É muito importante conhecer bastante de estatística para discutir gestão pública, pois todos os dados são expressos em termos quantitativos e qualitativos. Se tiver, dedique-se, mesmo não gostando, pois será um diferencial. Mas faça o curso, sem medo! Boa sorte!
Estou cursando sociologia, gostaria de saber se após o termiu da faculdade de sociologia. pretendo fazer gestão pública. mas estou induvida se vou poder usar as duas, por se tratar de faculdades diferentes.
Os cursos de gestão estão no campo das ciências sociais aplicadas. Certamente, uma área complementa a outra. Procure fazer uma pós em gestão pública, creio que uma nova graduação possa ser perda de tempo ou nem tão agregadora. Mas como sempre escrevo aqui, pesquise a instituição em que vc estudará, veja se é “das boas”. Boa sorte!
Olá Manoel Martins ! Sou formado em Técnico em Administração de Empresas ( presencial ) e acabei de me formar em Tecnólogo em Processos Gerencias em EAD, já trabalhei apenas como auxiliar administrativo, porém quero tentar carreira pública e estou querendo fazer uma pós em gestão pública em ead. O que você acha ?
Muito legal! Parabéns pela formação. Priorize faculdades reconhecidas.
Boa sorte!
Posso trabalhar na área de contabilidade? Em qualquer empresa?
Depende. Se quer trabalhar especificamente com contabilidade, é melhor um curso específico e depois, caso queira entender mais da área pública, especialize-se em contabilidade pública. MAS quando vc descobrir que um lançamento de despesa na área pública são aproximadamente umas 12 partidas dobradas, acho que vai ficar na área privada kkkkkkkkk Brincadeira, é que contabilidade pública é MUITO difícil, e bons profissionais são raríssimos.
Olá! Não sou bom em matemática, vou ter dificuldade caso ingresse em uma faculdade de gestão pública?
Matheus, eu também não sou bom em matemática! Calculo 1 e 2 é um pouco difícil, estatística é mais ou menos, mas nada impossível. O restante das disciplinas são basicamente da humanas, então fique tranquilo!