O QUE É GESTÃO PÚBLICA?

O que é gestão pública e administração pública

Resumo: Gestão pública é o termo que designa um campo de conhecimento (ou que integra um campo de conhecimento) e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, entre outras.

Se você gosta da área pública, leia:

Como funciona? A organização na Administração Pública – Parte 1
Como funciona? As finanças públicas no Brasil
Como funciona? A Saúde pública no Brasil
O que é política pública?

[continuação]

Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão publica” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados. Um exemplo são as Organizações não Governamentais (ONGs), que embora sejam juridicamente entidades privadas, muitas vezes objetivam o bem público ao cuidarem de animais, do meio ambiente, estimularem atividades artísticas.

Algumas diferenciações:

1. Diferença entre Administração, Administração Pública e Administração Empresarial.

Administração é uma ciência que estuda formas de organizar as coisas, como as organizações se comportam, os padrões das organizações. O setor público é composto por organizações, mas com alguns padrões diferentes das organizações do mercado (empresas). Por exemplo: contabilidade empresarial é absolutamente diferente da contabilidade pública, embora se utilizem de técnicas e práticas parecidas, mas do ponto de vista de aprendizado é necessário separá-las. Poderíamos dizer, numa comparação não-ortodoxa, que a contabilidade pública e a contabilidade empresarial são como a química e a física, se utilizam de matemática, se misturam as vezes, mas são bastante diferentes e amplas, justificando um estudo separado.

Por tanto, administração é a ciência, o estudo de organizações de forma genérica. Administração Pública é este estudo aplicado às organizações públicas e Administração Empresarial é esta ciência aplicada ao campo empresarial.

2. Administração Pública e Gestão Pública

O primeiro, no juridiquês, pode significar todo o corpo público (funcionários públicos+dinheiro público+patrimônio público). Já em administrês significa “organizar/estudar/estruturar as organizações públicas”. Do ponto de vista do ensino, a administração pública como curso é mais histórica, mais ligada à formação dos Estados modernos e como suas atividades do setor público se relacionam com a cultura e com a política.

Curta nossa página no Facebook: Pagina do Manoel GP.net no Face!

“Gestão Pública” é um termo mais recente, que indica utilização de práticas  novas na administração do setor público, algumas importadas do setor privado, outras recuperadas dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas. Do ponto de vista do ensino, é mais vinculado à praticas de gestão, à funcionalidades e situação atual do Estado.

Percebemos duas coisas: 1º as pessoas que leem este artigo pesquisam por interesse em estudar gestão pública e 2º há um aumento do número de cursos de gestão pública em nosso país.

É uma excelente área, considerada recentemente pelos periódicos especializados como a profissão do futuro mais promissora. Administração Pública na faculdade é o conteúdo básico de administração (Marketing, Teoria Geral de Administração, Contabilidade, Estatística, Recursos Humanos, etc) mais os conteúdos digamos, de política (Teoria Geral do Estado, Filosofia Política, Psicologia Social, etc) além de uma formação bastante sólida em Economia e Direito.

Já os cursos de Gestão Pública normalmente tendem mais para o lado de políticas públicas, avaliações de desempenho e planejamento corporativo.

É importante verificar a grade curricular dos cursos e também procurar instituições reconhecidas.

3. Políticas pública x Administração Pública (adicionado em 15/01/2016)

Políticas públicas é uma subárea da ciência política, estudada desde o início do século passado. No entanto, só recentemente constituiu cursos de graduação e pós-graduação no Brasil.

É um conjunto de teorias que tentam explicar como se dá a construção e implementação de ações do Estado, para alterar ou manter uma determinada realidade. É um esforço para classificar, prever e melhorar processos políticos. Por exemplo: como se dá, no ãmbito do governo de sua prefeitura, o combate à dengue? Como o secretário convence o Prefeito de que é necessário mais dinheiro ou mais pessoal? Como as organizações da sociedade ajudam na tarefa de combate à dengue? As ações da prefeitura dão bons resultados?

Já administração pública é mais estrutural, pesquisa mais estruturas e conteúdos mais clássicos ligados à administração geral. Políticas públicas é mais voltada para processos e fluxos políticos no âmbito do Estado. Para saber mais leia  O que é política pública?

Leia também: Onde e como estudar gestão pública?

Leia também: Como funciona? A organização na Administração Pública – Parte 1
Leia também: Como funciona? As finanças públicas no Brasil
Leia também: Como funciona? A Saúde pública no Brasil
Leia também: O que é política pública?

 

 

Comments

3 Responses to “O QUE É GESTÃO PÚBLICA?”

  1. Sergio on janeiro 15th, 2016 16:18

    A gestão pública, caso seja usada mais no lugar do compadrio político certamente melhora a qualidade dos projetos públicos inclusive as ferramentas de avaliação e controle.

  2. viviane castro on janeiro 20th, 2016 07:52

    E muito dificill

    encontrar faculdade com esse curso..

    onde posso encontrar… somete a USP faz?

  3. Manoel Martins on janeiro 20th, 2016 13:57

Leave a Reply




This blog is kept spam free by WP-SpamFree.