VII Congresso Internacional de Governo, Administração e Políticas Públicas Administração (2016)
VII Congresso Internacional de Governo, Administração e Políticas Públicas Administração (2016)

Na primeira semana de outubro de 2016, estive em Madri (Espanha) para apresentar um artigo, no Congresso 2016 do Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas.

QUER APRENDER MAIS SOBRE GESTÃO PÚBLICA?

Participei do grupo que discutiu “Trinta anos de democracia no Brasil: instituições e políticas públicas”.

 

Meu artigo descreve o funcionamento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no nível municipal e regional, além de adentrar a esfera da finanças públicas.

Resumo:

Fruto da reivindicação dos movimentos sociais, o Sistema Único de Saúde (SUS) é a maior esforço de organização federativa do Estado brasileiro atual e um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo. Objetiva prover atendimento integral à saúde de forma descentralizada, gerenciado com participação da comunidade e financiado por todos os entes federados. Tais características impõem uma prática organizativa extremamente complexa.

Na primeira semana de outubro de 2016, estive em Madri (Espanha) para apresentar um artigo, no Congresso 2016 do Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas. Participei do grupo que discutiu "Trinta anos de democracia no Brasil: instituições e políticas públicas".
Apresentação no Congresso 2016 do Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas.

O artigo descreve o sistema de planejamento do SUS, chamado de “pactuação”. É uma complexa metodologia de contratualização entre os municípios, estados e União para troca e complementação de serviços públicos de saúde. Através de instâncias colegiadas, com participação de gestores, representantes da comunidade e prestadores de serviço, de nível regional e nacional, o artigo conclui que a sistemática organizacional do SUS resulta na prestação de serviços públicos de saúde dentro do paradigma do Estado rede.

Se quiser ler e conhecer, o arquivo é esse: ManoelMartinsPlanejamentoSUS

Gostou? Muita gente não sabe dessas informações, compartilhe!

Deixe uma pergunta (ou resposta ou crítica!)